Quão fácil é ter uma fé de verdade, genuína mesmo, confiança 100%? É fácil orar sobre uma coisa que você acha que está quase certa, ou que de repente nem tem tanta importância assim pra você. Mas, e quando a situação está totalmente fora do seu controle? E quando tudo parece ir ao contrário do que você está esperando?
Acho que todo mundo já passou por momentos em que se espera uma resposta de oração que parece que não vem, mas que, depois de um tempo, Deus responde de uma forma tão surpreendente e maravilhosa, que dá vontade de voltar ao passado só pra avisar pra você mesmo não se preocupar! Sabe, aquela sensação de: “Poxa, se eu soubesse que ia terminar assim, nem precisava me preocupar tanto!”. Bom, pelo menos eu já passei por isso algumas vezes.
Mesmo sabendo que Deus já provou seu cuidado tantas vezes, por alguma razão, parece muito difícil confiar nEle quando “tudo diz que não”. Em Hebreus a fé é descrita como “a convicção de fatos que se não vêem”. Ou seja, a fé vem exatamente na hora em que fica impossível enxergar alguma solução. Como no terceiro filme do Indiana Jones, é como andar sobre um precipício. Tem noção? É dar um passo precipício adentro se Deus te mandar ir, na certeza de que, de alguma forma, Ele vai te fazer chegar do outro lado.
A Bíblia nos fala muito sobre confiar em Deus, e também traz muitos exemplos de pessoas que, em algum momento da sua vida, resolveram, ao invés de confiar e esperar, tentar controlar a situação. O rei Saul, no meio de uma guerra em que estavam em apuros, cansado de esperar a vinda do profeta e sacerdote Samuel, resolveu oferecer ele mesmo sacrifícios a Deus, e o resultado foi a perda futura do seu reino (tá em 1 Crônicas 13:8-14, é só conferir!). Até mesmo o chamado “pai da fé”, Abraão, teve momentos de fraqueza e desconfiança. Com medo de matarem ele por causa de sua esposa Sara, ele simplesmente a apresentou como sua irmã (duas vezes!) o que trouxe vários problemas (Gn12:10-19 e Gn 20).
Faz parte mesmo da nossa natureza querer ter o controle da situação. Confiar totalmente no Senhor é algo simples, mas não é fácil. É necessário abrir mão de nós mesmos. É necessário deixar Deus trabalhar. E é um desafio enorme pra gente! Mas essencial. Vale a pena. A resposta do Senhor, mesmo que demore muito pra vir, e mesmo que não seja aquilo que esperávamos, será com certeza o melhor. Que todos nós possamos descansar e seguir o conselho do salmista: “Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor” Sl 27:14.
Autora: Ester Rose
(Enviado por Roberta Resende)